Stimmung Redux

Manuel Valente Alves

exposição

CAOS | casa d’artes e ofícios
2 de julho de 2021 a 31 de julho de 2021


Manuel Valente Alves, curador e artista visual.

Manuel Valente Alves nasceu em Abrantes. Vive e trabalha em Lisboa. Formou-se em Medicina pela Universidade de Lisboa. O seu trabalho como artista visual centra-se no conceito de paisagem, através do qual investiga, complexifica e questiona as relações entre a natureza e a cultura, a arte e a ciência, o mito e a realidade. Utiliza como técnicas preferenciais, a pintura, o desenho, a fotografia e o vídeo, através das quais cria séries, instalações e outros projectos, nomeadamente de edição em livro e na web.

Desde 1983, realizou cerca de três dezenas de exposições individuais e participou em mais de quatro dezenas de colectivas em museus, galerias e outras instituições de arte, em Portugal e no estrangeiro: Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), Instituto Alemão (Lisboa), Cooperativa Árvore (Porto), Fundação de Serralves (Porto), Culturgest (Lisboa), Museu do Chiado (Lisboa), Centro Português de Fotografia (Porto), Centro Cultural de Belém (Lisboa), Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa), CAV – Centro de Artes Visuais (Coimbra), Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporâneo (Almada), Palais des Beaux Arts (Bruxelas), Frankfurter Kunsverein (Frankfurt), Circulo de Bellas Artes (Madrid), Canal Isabel II (Madrid), Marco – Museu de Arte Contemporânea (Campo Grande, Brasil), Galeria Diferença (Lisboa), Galeria Graça Fonseca (Lisboa), Galeria Luís Serpa (Lisboa), entre outras.

Publicou vários livros de artista e filmes em DVD e tem desenvolvido projectos online. Encontra-se representado em numerosas colecções privadas e públicas: Caixa Geral de Depósitos (Lisboa), Câmara Municipal de Lisboa (Lisboa), Colecção Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea (Almada), Colecção Nacional de Fotografia (Porto), Museu Calouste Gulbenkian – Colecção Moderna (Lisboa), Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Campo Grande, Brasil), entre outras.

+info: www.manuelvalentealves.org
         www.manuelvalentealves.net