Oficina Eco-Artesanal: Saco à Mão

Freya & Alda

CAOS | Casa d’Artes e Ofícios, Viseu
14 de dezembro de 2019


Junta-te à revolução: diz plástico não e faz os teus sacos à mão!

Nesta oficina, pretendemos transformar peças de roupa usadas em sacos de tecido para pequenas compras como, por exemplo: pão, legumes, frutas e feijões.

Depois de criados os sacos, vamos personalizá-los através da aplicação de motivos decorativos. Pode fazer acabamentos em bordados, croché e várias outras técnicas de decoração de tecidos.

Cada participante deverá levar consigo algumas peças de roupa/tecido (leve e fácil de lavar) que já não use e muita criatividade para personalizar o seu saco.

Nós ajudamos a fazer o resto! 😉

E prezados homens que fazem compras: esta oficina também é para vós! 🙂

Custos: usamos um sistema de ‘donativo variável’ em que cada um possa contribuir com o valor que entender.
O valor mínimo são 5,00 €.

Este conceito de donativo variável é um meio para expressarem a vossa generosidade, interligação ou até mesmo gratidão, uma vez que os donativos refletem a vossa apreciação da oficina e contribuirão para a criação de futuras oportunidades para que outros possam ter a mesma experiência. Assim, se gostaram da oficina, poderão fazer um donativo acima de 5,00 € para apoiar-nos na continuidade deste projeto. Se querem saber porque pedimos um donativo, leiam, por favor, abaixo, os nossos objetivos.
Verificamos que frequentemente as oficinas criativas são gratuitas ou têm apenas um custo simbólico. Existem boas razões económicas e sociais para isso e isso significa que o acesso à participação é fácil, o que é uma coisa boa. Contudo, se essa for a norma, os dinamizadores veem-se limitados no desenvolvimento do seu trabalho. Por outro lado, pensamos que uma parte significativa dos participantes em oficinas criativas tem capacidade financeira para fazer um donativo, pelo que a comparticipação voluntária acaba por resultar numa demonstração de agrado por participar na iniciativa.

Como entidades independentes na organização desta oficina, o nosso trabalho, agora e no futuro, depende da generosidade e reconhecimento por parte dos participantes. Tendo em consideração que existe uma diferença na condição financeira dos vários participantes, pedimos um donativo variável. Esta é uma prática comum em diversos países da Europa e nos Estados Unidos e esperamos que possa vir a ser uma prática comum também aqui.

Gratas!
Freya & Alda

+info: https://www.facebook.com/sacoamao/


Escrever um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *