Landmark Series

Rebecca Moradalizadeh

Jantar-Performance

CAOS | Casa d’Artes e Ofícios, Viseu
13 de maio de 2019


Jantar de aniversário do CAOS | Casa d’Artes e Ofícios, Viseu

“O projeto SHIRIN, iniciado em 2015 no Porto por Rebecca Moradalizadeh, é um projeto de investigação teórica e prática dedicada à gastronomia Iraniana, cruzando-se com o meio artístico. No entanto adapta os pratos tradicionais e converte-os em vegetarianos por uma opção pessoal.
SHIRIN é um projeto de cariz pessoal que procura um passado fragmentado, tenta reunir as memórias familiares e os costumes da família Moradalizadeh (a minha família paterna) revisita os aromas e sabores experienciados na infância que intensificam e aproximam essas memórias, mas também tenta compreender e conhecer melhor a cultura Persa / Iraniana.
Enquanto criadora decido partilhar essas memórias pessoais e conhecimentos adquiridos sobre o lado tradicional e cultural Persa através de convívios, festins, eventos culturais, etc. Tendo como base a gastronomia, são realizados jantares típicos no chão em torno de uma «mesa térrea», repleta de comida, aromas e os tais sabores, convidando os participantes a descalçarem-se e desfrutarem desta experiência.
Alguns dos eventos realizados foram alusivos a datas importantes do calendário persa como o Ramadão: Sahari-Rozeh-Iftar na Pandora Pátio Café (Porto) um jantar com a presença de uma ação performativa; o Ano Novo persa Nowruz no Espaço Compasso (Porto) com um almoço no jardim, poesia persa, concerto de santur persa e workshops.
Em 2017, a convite do Grémio Caldense (Caldas da Rainha) foi realizado um jantar com cinema persa para a primeira edição do programa «Comer C’os Olhos».
Também em 2017, a convite da Family Film Project, foi proposta a concretização de uma performance autoral LandMarks #3 – a question of Identity e um Jantar performativo relativos às noções de arquivo, memória pessoal sobre o espólio familiar iraniano, que teve lugar na Sala de Espetáculos dos Maus Hábitos no Porto.
Mais recentemente, SHIRIN foi convidada para realizar uma experiência gastronómica na Bolsa de Ideias #9, no Palácio da Bolsa e integrou o programa A Rota da Seda #1 – Médio Oriente, promovido pela OPPIA- oPorto Picture Academy, com um jantar iraniano.
Em alguns dos eventos contou-se com a participação de cerca de 40 a 60 pessoas. Para além dos eventos públicos, são realizados jantares em ambientes particulares, workshops e cozinha ao domicílio.”

Rebecca Moradalizadeh

+info: https://rebeccamoradalizad.wixsite.com/visualartist
           https://www.facebook.com/shirinvegetariancuisine/



Escrever um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *