CAOS no Parque

Obra e Aula / Oficina Aberta

CAOS | casa d’artes e ofícios
18 de Maio de 2019


O programa CAOS NO PARQUE insere-se como uma das quatro partes do projeto CAOS nos Museus, proposto e dinamizado pelo coletivo CAOS | Casa d’Artes e Ofícios e tendo como fundo a comemoração do Dia Internacional dos Museus.
No parque Aquilino Ribeiro, o coletivo cria um painel totémico de duas faces cujas imagens são duas interpretações do alegado auto – retrato de Vasco Fernandes (Grão Vasco), uma das personagens pintadas no quadro de grande composição – Calvário – (segundo a intuição visual e a perspicácia identificadora do pintor viseense Almeida e Silva, que assim o retratou na Galeria dos Notáveis da Câmara Municipal de Viseu e no friso da sua casa, no Largo D. Duarte).
Será uma dupla re-interpretação do mesmo pormenor da obra: numa das faces, uma reprodução pictórica em grande escala, com tinta de esmalte, a três mãos pelos artistas que constituem o coletivo caos | casa d’artes e ofícios, a saber: Luís Calheiros, Maria da Luz e José Crúzio; na outra face, uma composição fotográfica em mosaico com os retratos das crianças das diferentes escolas de Viseu e da autoria da artista plástica e fotógrafa Maria da Luz.
Estas duas re-interpretações serão o tema de uma aula/oficina aberta aos alunos do primeiro e segundo ciclos das escolas parceiras do projeto, na qual serão dadas a conhecer as circunstâncias do pintor no contexto daquela obra. Far-se-ão abordagens livres da obra através de um jogo lúdico-educativo temático e serão criados novos desenhos e pinturas pelas crianças envolvidas.

Pintura Mural e Composição Fotográfica

Colectivo CAOS | Casa d’Artes e Ofícios

Captação de Imagem

António Silva, José Crúzio e Luiz Morais

Assessoria Técnica

Carpintaria e Montagem – Apolino Carpintaria

Oficina Aberta

José Crúzio, Luís Calheiros