Sem tocar com os pés no chão

Carlos Mensil

Instalação

CAOS | Casa d’Artes e Ofícios, Viseu
16 de fevereiro de 2019 a março de 2019


Sem tocar com os pés no chão faz-me lembrar de um certo período da minha infância, quando o mundo não parecia ter o tamanho que tem hoje e nem o tempo parecia tão acelerado. As experiências que fazia obsessivamente com as tralhas que acumulava aconteciam de uma forma muito despojada de qualquer compromisso e a ideia de crescer e ser adulto, era longínqua.

Mais de duas décadas depois, vejo o impacto que essa forma de desmontar o mundo teve no meu trabalho. Esse descomprometimento do que é acessório, agora consciente, é o que me permite, já submergido, ver pelo periscópio apenas o que me interessa.

Esta exposição é composta por uma peça que propõe dois momentos distintos mas interdependentes. Num lado, uma bola branca vai sal-tan-do sobre um elástico branco fixo com grampos ao fundo branco que abarca a cena. No outro, mais cru, os movimentos são mais complexos e o carácter funcional assume todo o papel estético. Entre os dois, o contraplacado de madeira, o espaço que condensa a força exercida de um lado para o outro e permite que coexistam numa peça que é apresentada suspensa sobre o chão.”

Carlos Mensil
Porto, Janeiro 2019

+info: www.carlosmensil.com



Escrever um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *