o fio que te prende

Beatriz Rodrigues

Desenho e Pintura / Instalação

CAOS | casa d’artes e ofícios
22 de fevereiro de 2020 a 1 de abril de 2020


O trabalho que tenho vindo a desenvolver é fruto de uma longa pesquisa pessoal precipitada pelo falecimento da minha avó materna, e desenvolve-se a partir do conceito da memória, da redescoberta de laços familiares, em especial com os antepassados. Algumas obras reflectem hábitos e vivências próprias da ruralidade, explorando a relação das pessoas com os objectos e o seu meio, contrapondo o actual despojamento numa cultura de carácter consumista e à gradual perda de identidade (pelo afastamento das nossas raízes progressivamente diluídas na memória colectiva).

Vestígios de um fio agrícola azul que está um pouco por todo o lado nas aldeias e nos campos, concentra em si as memórias dos antepassados, das suas acções visíveis no seu desgaste e na sua forma guardada ao longo do tempo. Hoje também eu deixo os meus vestígios e perpetuo esta marca da vivência rural, nas minhas interacções com a natureza e a paisagem que são uma contínua fonte de inspiração e sabedoria.

As técnicas utilizadas são variadas: desenhos, aguarelas, fotografias, pinturas, dactilografias, técnicas mistas.

Nota biográfica

Beatriz Dias Rodrigues, filha de pais emigrantes nasceu em Paris, 1979.

Licenciou-se em Educação Visual e Tecnológica na Escola Superior de Educação de Coimbra, 1997-2001.
Os últimos anos foram essencialmente passados em Lisboa, onde leccionou na escola pública e desenvolveu trabalho em diversas áreas: artes plásticas, tatuagem, música, figurinismo/costura. Neste momento reside no Espinhal / Águas-Belas (terra dos seus avós maternos) e, multifacetada como sempre foi, dedica-se à apicultura, jardinagem selvagem/escultura de natureza e abriu recentemente um atelier de artes no Sabugal onde continua a desenvolver o seu trabalho artístico em várias valências, dando aulas, dinamizando workshops próprios e em parcerias.

+info: https://www.facebook.com/beamoriatattoo/
https://www.instagram.com/beamoria/