Mil Horas Inventadas

Patrícia Geraldes

Desenho/Materiais

CAOS | Casa d’Artes e Ofícios, Viseu
1 de setembro de 2018 a 3 de outubro de 2018


Mil Horas Inventadas é uma série de trabalhos iniciados em 2017 pela artista Patrícia Geraldes como uma forma de escapar a algo que sabemos certo. Ao criar rituais para a realização de algo que queremos fazer, entramos numa espécie de celebração que nos impede de cair na rotina. O fogo que se agarra ao papel e lhe tira a vida, ao mesmo tempo que a recria com uma nova forma. O mesmo fogo que se apaga antes que seja demasiado tarde, e a forma passe a ser apenas cinza, memória.

Estamos todos presos a estruturas derradeiramente cíclicas. Não conseguimos inventar o novo sem nos enganarmos a nós próprios com memórias latentes que se escondem do imediato.

Por isso escapamo-nos para nos encantarmos com a natureza e a sua inevitável capacidade de recomeçar, sem falsas esperanças. Como se, a cada novo ciclo, algo pudesse ser cada vez melhor, cada vez mais puro, cada vez mais nosso.

Mas dita a consciência que, para que esse novo possa acontecer, a natureza deverá primeiro destruir o que criou. Chuvas torrenciais, ventos ciclónicos, incêndios provocados por raios, desabamentos de terra…Elementos naturais que, cansados de tantas tentativas de serem dominados pelo homem, nos obrigam a repensar o tempo e a história. A inventar um novo tempo pela mão do fogo, do ar, da terra, da água.

E a aprender a contemplar de novo.

A presença da natureza na obra da Patrícia sente-se nestes ciclos, nestas mensagens escritas em fogo e água, mas especialmente nos materiais naturais que ligam todos os elementos entre si. Iniciando um jogo sensorial que se proporciona favorável para um sentir que nos é cada vez mais estranho na arte. Um sentir cheio de sentido, preenchido com sabores, toques, melodias (nem que seja o vento) que se recuperam de memórias antigas ou coisas que não vivemos ainda.

Que nos possamos permitir esse sentir.”

Joana Mendonça
Agosto de 2018

+info: http://patricia-geraldes.blogspot.com



Escrever um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *